SPC 2019 – Sociedade Portuguesa de Cardiologia

SPC 2019 – Sociedade Portuguesa de Cardiologia

Caros colegas e amigos,

Tal como já anteriormente anunciado, a Direção da SPC para o Biénio 2017-2019 decidiu fazer 2 edições do Congresso Português de Cardiologia, com a mesma Comissão Organizadora e Científica. Estes 2 congressos têm o mesmo modelo organizativo que assenta sobretudo na excelência do programa científico, mas também em algumas premissas que manteremos quase como um verdadeiro lema: um CPC sem… lema, gravata, pasta, atrasos, filas e aborrecimento. Tudo isto para termos no final um congresso mais informal, mais fluido e mais inclusivo.

O CPC2018 teve um assinalável sucesso, reconhecido por todos os que nele participaram: sócios da SPC, outros congressistas, e os nossos parceiros da Indústria Farmacêutica, de Dispositivos e Equipamentos Médicos.

 

O CPC2019 vai ter lugar no Centro de Congressos do Vilamoura, de 27 a 29 de abril 2019. Tal como no ano de 2018, teremos vários cursos práticos ou teórico-práticos no dia 26 de abril, seguidos de três dias com mais de 100 sessões científicas no congresso propriamente dito, num esquema dinâmico em harmónio.

Este será de novo um congresso muito centrado no programa científico, com novos formatos de sessões, e com menos mesas redondas de formato tradicional. Iremos manter os Live Cases, com transmissão de casos ao vivo de Cardiologia de Intervenção e de Arritmologia, mas também sessões Live in the Box nas mesmas temáticas.

 

Criámos um novo espaço de sessões “out-of-the-box” a que chamámos Cardio Speakers Corner que irá ter um programa próprio ao longo de todos os dias do CPC.

 

Teremos neste congresso o privilégio de homenagear durante este congresso, 3 lendas vivas da Cardiologia europeia: Jean Fajadet, Garcia Fernandez e Manuel Antunes. Continuaremos a receber entre nós um número muito elevado de convidados internacionais que irão elevar ainda mais a qualidade do programa científico.

 

Iremos ainda neste CPC2019 comemorar 3 datas significativas para a SPC e para a Cardiologia Nacional: os 70 anos da SPC, os 40 anos de Congressos de Cardiologia e os 50 anos de Cuidados Intensivos Cardíacos em Portugal.

 

Este é também um congresso que se quer manter mais inclusivo, com sessões pensadas para o não cardiologista, com destaque especial para a manutenção do formato de sucesso que constitui o Ciclo de Atualização em Medicina Cardiovascular, com 7 módulos destinados a atualização e formação dos médicos mais jovens e não cardiologistas.

Vamos igualmente manter o CPC4ALL, para todos aqueles que querem ir a este congresso, mas que não têm convite.

Um bem-haja a todos aqueles que fazem do CPC2019 o congresso de excelência que todos nós desejamos

 

Daniel Ferreira, Presidente do CPC 2019

(em nome da Comissão Organizadora e Cientifica)

João Morais

Presidente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia

www.cpcardio.pt/