SPC 2019 – Sociedade Portuguesa de Cardiologia

SPC 2019 – Sociedade Portuguesa de Cardiologia

Caros colegas e amigos,

?

Tal como já anteriormente anunciado, a Direção da SPC para o Biénio 2017-2019 decidiu fazer 2 edições do Congresso Português de Cardiologia, com a mesma Comissão Organizadora e Científica. Estes 2 congressos têm o mesmo modelo organizativo que assenta sobretudo na excelência do programa científico, mas também em algumas premissas que manteremos quase como um verdadeiro lema: um CPC sem… lema, gravata, pasta, atrasos, filas e aborrecimento. Tudo isto para termos no final um congresso mais informal, mais fluido e mais inclusivo.

?

O CPC2018 teve um assinalável sucesso, reconhecido por todos os que nele participaram: sócios da SPC, outros congressistas, e os nossos parceiros da Indústria Farmacêutica, de Dispositivos e Equipamentos Médicos.

 

O CPC2019 vai ter lugar no Centro de Congressos do Vilamoura, de 27 a 29 de abril 2019. Tal como no ano de 2018, teremos vários cursos práticos ou teórico-práticos no dia 26 de abril, seguidos de três dias com mais de 100 sessões científicas no congresso propriamente dito, num esquema dinâmico em harmónio.

?

Este será de novo um congresso muito centrado no programa científico, com novos formatos de sessões, e com menos mesas redondas de formato tradicional. Iremos manter os Live Cases, com transmissão de casos ao vivo de Cardiologia de Intervenção e de Arritmologia, mas também sessões Live in the Box nas mesmas temáticas.

 

Criámos um novo espaço de sessões “out-of-the-box” a que chamámos Cardio Speakers Corner que irá ter um programa próprio ao longo de todos os dias do CPC.

 

Teremos neste congresso o privilégio de homenagear durante este congresso, 3 lendas vivas da Cardiologia europeia: Jean Fajadet, Garcia Fernandez e Manuel Antunes. Continuaremos a receber entre nós um número muito elevado de convidados internacionais que irão elevar ainda mais a qualidade do programa científico.

 

Iremos ainda neste CPC2019 comemorar 3 datas significativas para a SPC e para a Cardiologia Nacional: os 70 anos da SPC, os 40 anos de Congressos de Cardiologia e os 50 anos de Cuidados Intensivos Cardíacos em Portugal.

 

Este é também um congresso que se quer manter mais inclusivo, com sessões pensadas para o não cardiologista, com destaque especial para a manutenção do formato de sucesso que constitui o Ciclo de Atualização em Medicina Cardiovascular, com 7 módulos destinados a atualização e formação dos médicos mais jovens e não cardiologistas.

?

Vamos igualmente manter o CPC4ALL, para todos aqueles que querem ir a este congresso, mas que não têm convite.

?

Um bem-haja a todos aqueles que fazem do CPC2019 o congresso de excelência que todos nós desejamos

 

Daniel Ferreira, Presidente do CPC 2019

(em nome da Comissão Organizadora e Cientifica)

?

João Morais

Presidente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia

www.cpcardio.pt/